REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Resultado de imagem para reforma da previdencia

A equipe Michel Temer defende algumas bandeiras que seriam as salvadoras da Pátria, literalmente. Dentre elas e ao que parece, a principal, seria a reforma da previdência, pois sem ela o país iria, também de forma literal, a falência.

Ninguém em sã consciência contesta a necessidade dessa reforma, porém o conteúdo do “pacote” está sendo combatido por inúmeros segmentos, com argumentos muito mais técnicos do que os que foram apresentados pelo próprio governo, autor da proposta que hoje tramita no Parlamento.

Auditores e técnicos do Governo, entidades de classe e mais uma série de outros segmentos, defendem um estudo mais aprofundado antes de se modificar a regra atual de forma tão brutal, que consistiria basicamente no aumento do tempo de contribuição e de uma idade mínima para a aposentadoria.

A resistência ao Projeto consiste basicamente no fato de que os contribuintes dificilmente conseguiriam os benefícios, pois precisariam de muitos anos pagando à previdência sem interrupção, para poder se aposentar.

Segundo especialistas, nesse cálculo somente foi levado em conta a dívida da previdência, mas sem contabilizar os grande devedores  e beneficiados. Lembraram  apenas do trabalhador comum.

Outro aspecto que precisa ser levado em consideração são as categorias que desenvolvem atividades especiais, de risco e insalubres como militares, policiais, mineração, radiação e outros.

Não se pode tratar todos como iguais se desenvolvem atividades diferentes.

De qualquer forma sem dúvida é preciso ampliar o debate, já que nesse primeiro momento os maiores beneficiados seriam os planos de previdência privada.

Se é preciso endurecer as regras que se faça um ampla discussão, porém de forma consciente e ouvindo principalmente o maior interessado, que é o contribuinte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *